Mulher na janela com neve lá fora (ilustrativa/banco de imagens)
Casos de violência doméstica no Japão atingiram recorde de alta de mais de 130 mil no ano fiscal de 2020, com mais pessoas estressadas e preocupadas com a vida, visto que a pandemia de coronavírus as força a passar mais tempo em casa, de acordo com uma pesquisa do governo divulgada na terça-feira (12).
Publicidade
O número total de casos situou-se a 132.355 no período de abril a novembro, 4 meses antes do encerramento do ano fiscal em 31 de março, ultrapassando o nível de 2019 em 13 mil.
Houve mais de 15 mil casos por mês entre abril e novembro, com números particularmente altos em maio e junho, mostrou a pesquisa do Escritório do Gabinete.
“O número de casos violentos aumentou enquanto as pessoas passaram períodos mais longos em casa e ficaram mais estressadas e preocupadas com a vida”, disse um oficial do Escritório do Gabinete.
“Precisamos ficar de olho na situação e intensificar medidas após o governo ter declarado um segundo estado de emergência pelo coronavírus”, disse em uma coletiva de imprensa Seiko Hashimoto, ministra para igualdade de gênero.
De acordo com a pesquisa, houve 119.276 casos de violência doméstica no ano fiscal de 2019, que se encerrou em março de 2020, com Tóquio em primeiro, contabilizando 19.868.
A província de Chiba registrou o segundo maior número com 8.638 e Hyogo em terceiro, com 8.328.
Das pessoas que entraram em contato com centros de suporte e aconselhamento sobre violência doméstica, 37.044 viviam com crianças, com 23.337, ou 60% desses casos, podendo ter envolvido abuso infantil.
Os dados foram compilados após combinar consultas recebidas por centros de aconselhamento e suporte a nível nacional, assim como uma linha de apoio 24 horas lançada pelo governo em abril do ano passado.
Fonte: News and Culture