O Monte Merapi da Indonésia, na ilha de Java, entrou em erupção na quarta-feira (27), liberando uma nuvem de cinzas e levando autoridades a alertarem sobre o risco de fluxos de lava atingindo estradas.
O Merapi de 2.963 metros de altura é um dos vulcões mais ativos da Indonésia e já está no segundo maior nível de alerta do país.
Kasabani, chefe do centro de vulcanologia e mitigação de perigo geológico, disse que o Merapi havia liberado nuvens quentes “bem intensas” pelo menos 30 vezes desde a manhã de quarta-feira e alertou do perigo de lava cruzando estradas perto do vulcão.
Imagens compartilhadas na mídia social mostraram cinzas cobrindo casas de alguns residentes que moram perto do vulcão.
Não há relatos imediatos de danos, mas alguns residentes haviam escolhido deixar suas casas, disse a agência local de mitigação de desastres.
Localizada no chamado “Anel de Fogo”, a Indonésia tem mais vulcões do que qualquer outro país e o Merapi entrou em erupção violentamente em 2010, causando a morte de 350 pessoas.
A erupção ocorre somente semanas após um terremoto de magnitude 6,2 ter atingido a ilha indonésia de Sulawesi e deixado dezenas de mortos.
Fonte: CNN