De acordo com reportagem da NHK na terça-feira (12), pesquisadores da Universidade de Keio detectaram uma cepa de coronavírus que é diferente de outras atualmente se espalhando no Japão.
Uma equipe liderada pelo professor Kenjiro Kosaki da Escola de Medicina da universidade vem analisando os genes de amostras de coronavírus de pacientes de 13 hospitais pelo país.
Em novembro passado, os pesquisadores descobriram que um paciente na região Kanto, que abrange Tóquio, estava infectado com uma cepa chamada “20C”, que se espalha principalmente na costa oeste dos EUA.
O paciente não havia viajado para o exterior, sugerindo que o vírus foi adquirido na comunidade.
O atual surto no Japão consiste principalmente de dois tipos de coronavírus que permaneceram após a primeira onda no ano passado. A variante 20C não é detectada desde maio do ano passado, com exceção em estações de quarentena.
Oficiais de quarentena japonesa estão intensificando medidas para manter longe as variantes detectadas no Reino Unido e África do Sul, as quais dizem ser altamente transmissíveis.
A equipe diz que encontrar a cepa 20C destaca o risco de novas variantes sendo trazidas do exterior.
Segundo Kosaki, análises genéticas mostram que medidas de quarentena têm funcionado, mas casos do vírus ainda estão vindo do exterior.
Ele enfatiza a necessidade de analisar genes do vírus a nível nacional e compreender a situação de infecção de forma precisa e rápida.
Fonte: NHK