Segundo anúncio da província de Iwate, entre as 27 pessoas que morreram de coronavírus, 26 são idosos com mais de 65 anos. Todas essas 27 pessoas tinham doenças ou sintomas como pressão alta, diabetes, tumores malignos ou problemas renais.
Dentre as vítimas fatais, 1 tem idade inferior a 60 anos, 1 está na faixa dos 60, 9 têm mais de 70, 11 estão na faixa dos 80 e 5 têm mais de 90 anos.
No dia 2 de fevereiro, a província confirmou 13 casos de focos de infecção (cluster). A província também registrou um caso de infecção em massa em setembro do ano passado em Oshu como “cluster”.
Dentre os clusters, 4 foram em locais de trabalho, 3 em restaurantes, 2 em hospitais, 1 em asilo, 1 em reunião, 1 em atividade externa da região e 1 em comunidade local. O maior cluster registrado foi no Ohshuku Onsen Hospital, com 118 casos relacionados. Em seguida, está um restaurante na cidade de Morioka, onde 52 foram infectadas.
“(A infecção) Está se espalhando de cluster entre jovens em restaurantes para asilos e instituições médicas. As infecções dentro de ambientes de trabalho também assusta”, comentam as autoridades.
Fonte: Yomiuri