Red flooding in Pekalongan, Central Java. The water turns red because of the dye from local batik factory. pic.twitter.com/oQjfJqHkzq
Publicidade — Alex Journey (@alexjourneyID) February 6, 2021
Águas vermelhas avançaram na direção do vilarejo indonésio de Jenggot após inundações terem atingido uma fábrica de batique no sábado (6), causando um alvoroço na mídia social.
Milhares de usuários no Twitter compartilharam fotos e vídeos do vilarejo ao sul da cidade de Pekalongan na Central de Java sendo inundado pelas águas cor vermelho-carmim, as quais alguns usuários na mídia social disseram que lembravam sangue.
A cidade de Pekalongan é conhecida por sua fabricação de batique, um método tradicional indonésio de usar cera para dar resistência a pigmentos à base de água para representar moldes e desenhos, geralmente em tecidos.
O chefe da agência de alívio de desastres de Pekalongan, Dimas Arga Yudha, confirmou que as fotos circulando na mídia social eram reais.
“A água vermelha se deve ao pigmento da batique, que foi atingida pela inundação. A cor vai desaparecer quando se misturar com água da chuva após um tempo”, disse ele.
Jenggot banjir getih… pic.twitter.com/MLOfRCeuWi
— Kang Dien (@Udien_Marbot) February 6, 2021
Fonte: CNN