Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), a frente fria de baixa pressão está trazendo muita neve entre Hokkaido e Kyushu, principalmente nas áreas montanhosas próximas à costa do Mar do Japão.
Até as 11h de quinta-feira (18), a quantidade de neve acumulada nas planícies foi de 51cm em Toyama, 26cm em Fukui, 23cm em Tottori, 12cm em Nagano e 2cm em Nagasaki.
As previsões indicam que a frente fria continuará a trazer frio e neve nos próximos dias. Segundo a JMA, no período de 24 horas até a manhã de sexta-feira (19), o acúmulo de neve esperado será de:
- 60cm na província de Niigata e na região de Kinki
- 50cm em Tokai e Hokuriku
- 45cm em Tohoku
- 40cm no norte de Kanto, na região de Chugoku e na província de Nagano
- 15cm na província de Yamaguchi e na região de Shikoku
- 5cm em Kyushu
As autoridades alertam para os perigos de remover a neve acumulada. “Não faça sozinho e peça a ajuda de familiares e vizinhos”, disse o Secretário do Gabinete Kato.
As temperaturas ficarão instáveis em diversas cidades. A previsão do Weather News mostra que, em algumas regiões, a diferença entre as máximas e mínimas podem chegar a 10ºC. Entretanto, no fim de semana, as temperaturas voltarão a aumentar e diversas cidades do leste e oeste do Japão registrarão máximas superiores a 20ºC.
No fim de semana, o pólen no ar voltará a ficar alto principalmente em Tóquio, Osaka, Fukuoka, e nas regiões de Kanto e Kyushu. As autoridades também alertam para as mudanças climáticas bruscas.
Fonte: NHK e Weather News