O governo anunciou que pretende retirar o estado de emergência nas províncias de Osaka, Quioto, Hyogo, Aichi, Gifu e Fukuoka no dia 28 de fevereiro. O anúncio deve ser feito na noite de sexta-feira (26) em coletiva.
Os ministros Nishimura, da Recuperação Econômica, e Tamura, do Trabalho, Saúde e Bem-Estar, criarão as diretrizes baseadas nas análises e opiniões de especialistas.
Caso as diretrizes forem aprovadas, o governo informará ao parlamento e abrirá um comitê através da sede de combate ao coronavírus.
As 3 províncias de Kansai, Quioto, Osaka e Hyogo, juntamente com Aichi e Fukuoka pediram ao governo a retirada precoce do estado de emergência antes do prazo determinado para 7 de março.
O governo não cogita retirar o estado de emergência nas 4 províncias de Kanto. Segundo as autoridades, os casos estão diminuindo, mas não na intensidade e velocidade necessárias. Os governos locais se concentram em tomar medidas de isolamento para a retirada no dia 7 de março.
“Mesmo após a liberação do estado de emergência, vamos continuar os testes PCR mesmo em pessoas assintomáticas em centros urbanos para prevenir possíveis propagações”, disse o ministro Nishimura.
Fonte: NHK