A rede Keihan Hotels & Resorts revelou que o restaurante The Garden, localizado dentro do Biwako Hotel, na cidade de Otsu (Shiga), servia pães com até 34 dias fora do prazo de validade aos clientes. “Peço minhas sinceras desculpas”, disse Giwa Maeda, gerente geral do hotel.
Segundo o anúncio, 1.000 pães doces “mini sugar danish”, servidos entre 14 a 20 de novembro e 3 de janeiro a 5 de fevereiro, e 20 pães “Maru Roll”, servidos entre 30 de dezembro e 31 janeiro, estavam fora do prazo de validade. Os pães eram guardados dentro refrigeradores, disse o hotel.
O hotel explica que a situação foi descoberta quando um funcionário reparou que tanto os pães congelados e pães frescos foram armazenados da mesma forma em uma das entregas. Quando o funcionário questionou o subchefe, ele recebeu a resposta: “Estão todos congelados, então não há problemas”.
O jornal Asahi havia feito uma entrevista no dia 5 deste mês com o hotel. O chefe e o subchefe negaram que havia pães fora da validade na ocasião, mas os funcionários confirmaram a suspeita.
O hotel também serviu 136 pães congelados e 450 fatias de lombo de porco com até 1 mês fora do prazo de consumo entre os dias 3 de janeiro e 9 de fevereiro.
“Havia problemas na organização e uma falta de cuidado com a higiene dos alimentos pelos funcionários. Pedimos nossas sinceras desculpas aos nossos clientes pelo imenso transtorno e preocupação que causamos”, disse a empresa.
O prazo de validade é o último dia que o alimento deve ser consumido, enquanto o prazo de consumo indica até que dia o alimento pode ser consumido sem perder o sabor.
Fonte: Asahi