Segundo o Observatório Meteorológico de Sapporo, até as 21h de terça-feira (16), foram observados ventos de 162km/h no Cabo Erimo e 140km/h na cidade de Wakkanai. Cerca de 6 municípios, registraram os ventos mais fortes já observados na história.
De acordo com levantamento do governo de Hokkaido, 4 idosos foram atingidos pelas rajadas de vento e tiveram ferimentos leves e graves. As autoridades registraram 108 casos de danos à residências e estabelecimentos.
No bairro de Shintoku, um caminhão invadiu a pista contrária e bateu contra um carro de passeio, causando um acidente “efeito dominó”, que terminou com 6 carros envolvidos. As autoridades explicaram que as nevascas dificultaram a visibilidade dos motoristas. Devido ao acidente, cerca de 100 veículos ficaram parados na rodovia.
Segundo as autoridades, 4 casas sofreram infiltração de água em diversas cidades. Na terça-feira, a JR Hokkaido cancelou as operações de 292 trens e 22 trens-balas devido às rajadas de vento.
A situação não melhorou no dia seguinte, e a JR anunciou que a operação de 157 trens foi cancelada. O novo Aeroporto de Chitose e o Aeroporto de Hakodate cancelaram 46 voos na quarta-feira.
Segundo o Comitê Educacional de Hokkaido, 609 escolas não funcionaram na terça-feira.
As autoridades pedem para as pessoas evitarem sair de casa e tomarem cuidado com as nevascas.
Fonte: Hokkaido Shimbum