Devido à formação de pressão atmosférica, o tempo ficará instável em ampla área, trazendo ventos, chuvas e até neve.
Imagem: NHK
Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), uma frente fria em formação rápida no sul do Japão está vindo em direção ao arquipélago principal, trazendo chuvas nas regiões no leste e oeste.
Publicidade
Até a terça-feira (16), espera-se que fortes rajadas de ventos soprem em todo o país. Segundo a previsão, a velocidade máxima dos ventos será de 100,8km/h em Hokkaido, 90km/h em Tohoku, 82,8km/h em Koshin’etsu e Hokuriku, e 72km/h em Tokai.
As autoridades alertam para cancelamento de trens e fechamento de rodovias devido às condições climáticas. É necessário tomar cuidado também com apagões, informa a JMA.
As temperaturas devem cair bem até o fim de semana em diversas províncias, sendo que as mínimas em Nagoia, Osaka e Tóquio ficarão em torno de 0ºC.
Nas regiões ao Norte no Japão e em Hokuriku, as autoridades alertam para neve pesada em áreas montanhosas. Nesses locais, o acúmulo de neve pode chegar a até 1 metro. Nas regiões de Tokai, no oeste do Japão e em Fukuoka, poderá cair neve nas áreas urbanas e as autoridades alertam para acúmulo de neve.
No sábado (13), um terremoto ocorreu na Baía de Fukushima e, nas áreas mais afetadas, há o perigo de deslizamento de terra. As autoridades estão emitindo alertas de chuva para as regiões de Tohoku e Kanto.
A partir de terça-feira, há a previsão de pancadas de neve e nevascas devido à intensificação de pressão atmosférica de inverno.
Fonte: NHK