A Rússia informou que descobriu os primeiros casos da cepa H5N8 da influenza aviária em humanos, embora o vírus ainda não tenha se espalhado entre as pessoas.
Autoridades enviaram informações à Organização Mundial da Saúde – OMS sobre os 7 casos detectados em trabalhadores de uma granja no sul da Rússia, disse Anna Popova, chefe de saúde pública do país em comentários na TV no sábado (20).
“Ela não é transmitida de pessoa para pessoa, mas somente o tempo nos dirá o quão rápido futuras mutações permitirão que ela supere essa barreira”, disse Poppova.
A descoberta dessa cepa agora “fornece a todos nós, o mundo todo, tempo para nos prepararmos para possíveis mutações e a possibilidade de reagir de maneira oportuna e desenvolver sistemas de teste e vacinas”.
Os trabalhadores afetados na granja, onde um surto entre aves foi registrado em dezembro de 2020, apresentaram sintomas leves e se recuperaram, disse Poppova,
“Eles eram assintomáticos e nenhuma transmissão de humano para humano foi reportada”, disse a OMS em uma declaração por email. “Se confirmado, essa seria a primeira vez a H5N8 infecta pessoas”.
Fonte: Japan Times