Rússia registra primeiros casos do mundo de gripe aviária H5N8 em humanos

Essa cepa não é transmitida de pessoa para pessoa, disse chefe de saúde pública da Rússia.

Sete casos detectados em trabalhadores de uma granja no sul da Rússia (ilustrativa/banco de imagens)

A Rússia informou que descobriu os primeiros casos da cepa H5N8 da influenza aviária em humanos, embora o vírus ainda não tenha se espalhado entre as pessoas.

Publicidade

Autoridades enviaram informações à Organização Mundial da Saúde – OMS sobre os 7 casos detectados em trabalhadores de uma granja no sul da Rússia, disse Anna Popova, chefe de saúde pública do país em comentários na TV no sábado (20).

“Ela não é transmitida de pessoa para pessoa, mas somente o tempo nos dirá o quão rápido futuras mutações permitirão que ela supere essa barreira”, disse Poppova.

A descoberta dessa cepa agora “fornece a todos nós, o mundo todo, tempo para nos prepararmos para possíveis mutações e a possibilidade de reagir de maneira oportuna e desenvolver sistemas de teste e vacinas”.

Os trabalhadores afetados na granja, onde um surto entre aves foi registrado em dezembro de 2020, apresentaram sintomas leves e se recuperaram, disse Poppova,

“Eles eram assintomáticos e nenhuma transmissão de humano para humano foi reportada”, disse a OMS em uma declaração por email. “Se confirmado, essa seria a primeira vez a H5N8 infecta pessoas”.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Efeitos colaterais após vacinação contra Covid-19 são registrados no Japão

Publicado em 21 de fevereiro de 2021, em Sociedade

O Japão iniciou seu programa de vacinação na quarta-feira, inicialmente com 40 mil profissionais da saúde em 100 hospitais no país.

Essa é a primeira vez que se confirma efeitos colaterais de vacinação contra Covid-19 no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

O governo japonês informou no sábado (20) que recebeu relatos de ocorrência de urticária e calafrios como potenciais efeitos colaterais da vacinação contra coronavírus, após o início das inoculações no país em 17 de fevereiro.

Publicidade

Essa é a primeira vez que se confirma efeitos colaterais de vacinação contra Covid-19 no Japão. O caso de urticária ocorreu em um hospital na província de Toyama na sexta-feira (19), disse o escritório do primeiro-ministro em um tuíte.

O Hospital Toyama Hosai disse que a urticária ocorreu em uma pessoa após a inoculação, mas os sintomas desapareceram rapidamente. O hospital se negou a revelar detalhes sobre o indivíduo.

O hospital, junto com um outro na província, começou a administrar a vacina em profissionais da saúde a partir de sexta-feira. Naquele dia, 48 pessoas foram imunizadas no hospital.

O ministério e outras autoridades disseram que o caso de calafrios foi inicialmente reportado como sintoma de anafilaxia, o qual foi retraído depois. O ministério não revelou de qual província o caso foi registrado.

Início de vacinação com 40 mil profissionais da saúde

O Japão iniciou seu programa de vacinação na quarta-feira, inicialmente com 40 mil profissionais da saúde em 100 hospitais no país.

Não houve relatos de efeitos colaterais graves à vacina desenvolvida pela farmacêutica dos EUA Pfizer e a BioNTech da Alemanha.

Se uma pessoa morrer devido aos efeitos de uma vacinação contra coronavírus, o governo pagará ¥44,2 milhões ($419 mil) em indenização à família enlutada, de acordo com o Ministério da Saúde.

Do grupo inicial de 40 mil profissionais da saúde, 20 mil estão participando de um estudo para rastrear potencial efeito colateral causado pela vacina.

Eles são solicitados a manterem registros diários por sete semanas após tomarem a primeira de duas doses. As doses serão administradas em espaço de 3 semanas.

Fonte: News and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão