A montadora japonesa Suzuki Motor disse na quarta-feira (3) que retomará a produção em Myanmar a partir desta quinta-feira (4), após confirmar a segurança de seus funcionários na sequência de um golpe militar no início da semana.
A montadora suspendeu a produção desde a tarde de segunda-feira (1º) após o golpe ter ocorrido e a líder de Myanmar, Aung San Suu Kyi, ter sido detida naquele dia. A Suzuki tem um total de 400 trabalhadores em suas duas fábricas na região de Yangon.
A Suzuki disse que seus funcionários podem agora ir para as fábricas e trabalhar normalmente, e que continuará a monitorar a situação de perto.
A montadora fabricou cerca de 13.300 veículos de quatro rodas e vendeu 13.200 unidades no ano de 2019 em Myanmar, conquistando 60% de participação de mercado para vendas de carros novos no país do Sudeste Asiático.
A Suzuki planeja iniciar operações em uma nova fábrica em Myanmar no mês de setembro, a qual pode produzir anualmente 40 mil unidades, esperando aumentar ainda mais sua participação de mercado no país em desenvolvimento.
Fonte: Mainichi