Um terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter atingiu o Pacífico Sul nesta quinta-feira (11), gerando um pequeno tsunami que não causou danos a ilhas na região.
O tremor ocorreu logo após a meia-noite de quinta-feira (hora local) a cerca de 145Km ao leste de Vao na Nova Caledônia a uma profundidade de 10Km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA – USGS.
Uma onda de 0.3 metro atingiu Fiji, de acordo com um feed do Twitter do departamento de sismologia da ilha. Contudo, o alerta de tsunami foi cancelado.
O Departamento de Meteorologia Australiano confirmou em um tuíte que um tsunami havia sido gerado.
O departamento alertou sobre ameaça a Lord Home Island, que fica a 550Km ao leste da ilha principal da Austrália, mas disse que não havia necessidade para evacuações.
Residentes na capital Port Vila de Vanuatu disseram que sentiram o terremoto, mas que não houve danos em decorrência do tremor nem das ondas subsequentes.
A Agência Nacional de Gestão de Emergência da Nova Zelândia alertou sobre “correntes fortes e incomuns” nas áreas costeiras ao norte, mas disse que não havia risco de tsunami.
Não houve relatos iniciais de fatalidades ou danos em decorrência do tremor ou do terremoto, o qual foi inicialmente registrado pelo USGS com magnitude de 7,5 antes de ser revisado para 7,7.
Fonte: Channel News Asia