O uso de duas máscaras pode melhorar a proteção de forma significativa, mostram novos dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA – CDC.
Os pesquisadores descobriram que colocar uma máscara de pano sobre uma cirúrgica pode impedir que até 92,5% de partículas potencialmente infecciosas escapem ao criar um ajuste mais apertado e eliminando vazamento.
“Esses dados experimentais reforçam a orientação anterior do CDC de que todos acima de 2 anos de idade devem usar máscara quando estão em locais públicos”, disse a diretora do CDC Rochelle Walensky em um comunicado na Casa Branca.
“Continuaremos a recomendar que máscaras devem ter duas ou mais camadas, cobrir completamente o nariz e boca, e encaixar confortavelmente contra seu nariz e os lados da face”, disse Walensky.
Máscaras para procedimentos médicos como as cirúrgicas azuis vistas comumente não se encaixam de forma segura no rosto e criam vãos, permitindo que ar não filtrado escape.
Uma máscara de pano ajustada pode atuar como uma aderência e assegurar que a máscara cirúrgica fique no lugar. Isso melhora a proteção ao evitar vazamento de ar não filtrado e partículas, protegendo melhor o usuário e aqueles em volta dele.
Fonte: CNN