O presidente dos EUA, Joe Biden, está planejando receber o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, já em abril, a primeira visita presencial de um líder estrangeiro em sua presidência, de acordo com reportagem do site de notícias Axios no domingo (7).
O encontro iminente, se realizado, oferecerá uma chance para os dois países apresentaram sua aliança robusta em meio à determinação da China na região Indo-Pacífica, incluindo em torno das Ilhas Senkaku controladas pelo Japão, no Mar do Leste da China.
De acordo com a agência de notícias dos EUA, o plano deve ser finalizado e poderia ocorrer na primavera, com o estado da pandemia de coronavírus sendo um fator.
A reportagem surgiu enquanto o secretário de estado Antony Blinken e o secretário da defesa Lloyd Austin organizam uma visita ao Japão na próxima semana para conversas com seus homólogos, de acordo com fontes do governo japonês.
Suga mostrou vontade de visitar os EUA antes, em sua conversa por telefone com Biden em janeiro.
O presidente dos EUA de 78 anos até agora não se encontrou com líderes estrangeiros pessoalmente em Washington ou visitou quaisquer países, visto que ele prioriza esforços para conter o coronavírus.
Fonte: News and Culture