O preço médio nacional de varejo da gasolina comum desta semana foi de 146,1 ienes por litro, na 15.ª semana consecutiva de aumento, segundo levantamento do Centro de Informação do Petróleo, órgão confiado pelo governo para pesquisa desse produto.
Os preços variam, dependendo da região, com aumento médio de 6,5 ienes em um mês. Em Kanto a média é de 145,8 enquanto em Tokai fica na casa dos 145,9 ienes.
A média do preço do litro da gasolina de alta octanagem é de 156,9 ienes enquanto do óleo passou à média de 126,2 ienes.
O preço do petróleo bruto subiu devido às expectativas de recuperação da economia global com a inoculação, sendo que chegou ao maior patamar em 1 ano.
O preço de varejo da gasolina comum caiu para 120 ienes em abril do ano passado pela queda nos preços do petróleo devido à propagação da infecção pelo novo coronavírus. E vinha permanecendo em baixa desde então.
No entanto, o preço do petróleo bruto começou a subir devido à cooperação dos países produtores e às expectativas de recuperação da economia mundial pela disseminação das vacinas. Assim, a curva do gráfico de preços é ascendente.
Com relação às perspectivas para o futuro, o Centro de Informações do Petróleo analisa que os preços do combustível têm uma tendência de subir na semana que vem, já que os países produtores decidiram manter a produção de petróleo bruto quase no nível atual no mês que vem.
Fontes: NHK e Response