Um total de 47 casos de anafilaxia, uma reação alérgica severa e potencialmente fatal, foi reportado após cerca de 580 mil doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer terem sido administradas a profissionais das saúde no Japão, disse o Ministério da Saúde na sexta-feira (26).
Todos se recuperaram após receber tratamento, de acordo com o ministério, com seu painel de especialistas concluindo que não há graves preocupações sobre a segurança da vacina no momento.
O número desde domingo passado implica uma taxa de reação anafilática de cerca de 81 casos por milhão de doses administradas, bem mais do que 5 casos em cada 1 milhão de doses aplicadas nos EUA e 20 por milhão no Reino Unido.
Entretanto, o Japão está bem atrás em seu programa de vacinação, e a taxa poderia mudar, visto que mais pessoas recebem as doses.
“Devido a várias diferenças como metas de inoculação, isso não pode ser simplesmente comparado à frequência no exterior”, disse um funcionário do ministério.
O Japão está no processo de imunizar cerca de 4,8 milhões de profissionais da saúde a nível nacional antes de expandir para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos em meados de abril. Indivíduos com doenças preexistentes, como diabetes, e aquelas que trabalham em asilos devem vir em seguida.
Fonte: News and Culture