#BREAKING: watch video of the Ever Given, which was previously clogging the Suez Canal and has now been refloated. Good news in #Egypt.
pic.twitter.com/6HbkeBpA40Publicidade — Steve Hanke (@steve_hanke) March 29, 2021
O navio de contêineres gigante que bloqueava o Canal de Suez está flutuando parcialmente, o primeiro passo para ter uma das artérias comerciais mais importantes do mundo funcionando novamente.
O Ever Given foi reposicionado com sucesso nesta segunda-feira (29) por volta das 4h30, hora local no Egito, e a embarcação está atualmente sendo protegida, disse a fornecedora de serviços marítimos Inchcape Shipping Services em um e-mail.
Ela realizou uma nova tentativa para desencalhar o navio envolvendo dez barcos rebocadores, de acordo com a Autoridade do Canal de Suez.
Não ficou claro imediatamente sobre a questão fundamental de quando o tráfego no canal será reiniciado.
O Ever Given – que é mais comprido do que o canal e bloqueou a passagem marítima – está encalhado desde a terça-feira passada, impedindo a movimentação de centenas de embarcações e prejudicando linhas de fornecimento global que já estavam sob pressão.
O navio é de propriedade da empresa japonesa Shohei Kisen e operado por uma companhia taiwanesa.
Assim que a megaembarcação for liberada, as autoridades vão trabalhar para permitir que o tráfego seja retomado no canal, o qual é um conduto para cerca de 12% do comércio mundial.
Na última contagem, cerca de 450 embarcações estavam presas, aguardando ou seguindo em direção ao canal. Outras foram redirecionadas para uma rota mais longa pelo extremo sul da África.
Fonte: Straits Times