Uma pesquisa feita por uma federação de associações de profissionais de enfermagem sugere que cerca de 3 mil que trabalham na área morreram em decorrência do coronavírus em todo o mundo.
O Conselho Internacional de Enfermeiros –ICN publicou resultados da pesquisa sobre a situação de profissionais da área em todo o globo. A publicação ocorre 1 ano após a Organização Mundial da Saúde ter declarado o surto de coronavírus uma pandemia.
O conselho disse que registrou cerca de 3 mil mortes por Covid-19 entre profissionais da enfermagem em 60 nações, mas o número real provavelmente é bem maior e cita falta de dados em muitos países.
Ele também diz que grandes números de enfermeiros estão deixando a profissão devido a fatores como esgotamento e estresse.
O ICN estima que a escassez global de profissionais da enfermagem poderia ser ampliada para cerca de 13 milhões.
Ele pede aos governos que forneçam mais suporte para enfermeiros ao oferecer melhores condições de trabalho.
A presidente do ICN, Anette Kennedy, disse que está profundamente preocupada com o estado da profissão e que a carga sentida por enfermeiros é inaceitável. Ela acrescentou que governos devem recompensar a dedicação e empenho dos profissionais de enfermagem.
Fonte: NHK