Cerca de 500 voluntários estrangeiros podem ter permissão para entrar no Japão sob regras especiais de entrada para auxiliar na Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio neste verão, disseram na segunda-feira (22) fontes com conhecimento do assunto.
Organizadores locais descartaram a aceitação de voluntários do exterior, em princípio, como precaução para impedir a propagação do coronavírus, mas poderia fazer uma exceção para cerca de 500 pessoas com habilidades especiais necessárias para realizar os jogos.
De acordo com os organizadores, cidadãos estrangeiros formaram até cerca de 10% de um total de 80 mil voluntários antes da pandemia ter forçado o adiamento dos jogos em 1 ano.
Os conselhos organizadores das olimpíadas decidiram formalmente no sábado (20) que os jogos seriam realizados sem espectadores do exterior devido à pandemia.
O governo vai considerar maneiras de permitir a entrada de especialistas voluntários do exterior. Cidadãos japoneses que vivem foram do país devem ter permissão para se voluntariar.
Fonte: News and Culture