O período para apreciação das tão esperadas flores de cerejeira é curto. Por isso, é importante ficar atento à previsão de florescimento para poder desfrutar.
Este ano a variedade Someiyoshino, a mais popular em todo Japão, florescerá antes da época considerada normal. Começará por Kyushu, depois Shikoku, Tokai, Kansai e Kanto.
Assim, nas cidades de Fukuoka e Kochi é muito provável que poderão ver as primeiras flores de cerejeira já na sexta-feira (12).
Pela previsão, analisando diariamente os botões das 2.885 cerejeiras, dentre elas 2.280 são da variedade Someiyoshino, a empresa Weather News estima que depois de florir em Fukuoka, será a vez de Tóquio, em 15.
Em seguida, no dia 16 em Nagoia, 19 em Osaka, 21 em Okayama, 26 em Kanazawa e 31 em Fukushima e Sendai. Em Hokkaido e na região Tohoku o florescimento deverá ocorrer somente em abril.
Espera-se que nas duas últimas semanas de março a sakura mostre todo seu esplendor em Kanto, Kansai e Aichi. Fique atento às notícias sobre o desabrochar, por região.
Embora as cerejeiras floridas sejam convidativas ao tradicional piquenique (hanami), o governo já pediu para a população se abster para evitar mais contágios. Mas, se pode fazer passeios com máscara e mantendo o distanciamento social.
Fontes: Sankei e Weather News