Ilustrativa (banco de imagens)
Pesquisadores de um centro do câncer no Japão descobriram que quanto mais álcool as mulheres japonesas em pré-menopausa consomem, maior é a probabilidade que elas têm de desenvolver câncer de mama.
Publicidade
Um grupo de pesquisa no Centro do Câncer de Aichi na cidade de Nagoia coletou dados de mais de 158 mil japonesas ao longo de 14 anos e analisou as informações para estudar a ligação entre álcool e câncer de mama.
Cerca de 2,2 mil das mulheres desenvolveram câncer de mama. Os pesquisadores descobriram que mulheres em pré-menopausa que consomem álcool todos os dias têm 1.37 vez maior risco do que aquelas que não bebem.
Eles também descobriram que mulheres em pré-menopausa que bebem mais de 23 gramas de álcool todos os dias têm 1,74 vez maior risco do que aquelas que não consomem.
Os pesquisadores dizem que não encontraram ligação entre a quantidade ou frequência de beber álcool e o risco de câncer de mama em mulheres após a menopausa.
Esse é o primeiro estudo em grande escala sobre a ligação entre álcool e câncer de mama em mulheres japonesas. Os resultados foram publicados em um jornal internacional.
Keitaro Matsuo, membro do grupo de pesquisa, disse que a obesidade aumentaria o risco de câncer de mama em cerca de 50%. Contudo, ele disse que o estudo descobriu que consumir álcool carrega um risco de câncer maior do que o da obesidade.
Mulheres na pré-menopausa que consomem álcool deveriam se conscientizar sobre o risco de câncer de mama. Ele disse que elas devem reduzir a ingestão e realizar exames médicos regularmente.
Fonte: NHK