Pessoa admirando a árvore 2 em 1 (Kyoto Shimbun)
Duas espécies crescem harmoniosamente como se fossem uma, como na protocooperação, relação ecológica onde as partes se beneficiam mutuamente.
Publicidade
Na época em que as ameixeiras ficam floridas uma delas chama a atenção dos visitantes do Suikei Garden (Suikeien em japonês), situado dentro da área paga do Keihanna Commemorative Park, em Seika (Quioto).
Em um de seus troncos cresce harmoniosamente um pinheiro japonês, o qual se enraizou em uma cavidade da ameixeira.
A sensação de unidade dessas duas plantas distintas remete à palavra 松竹梅 (lê-se shochikubai), ou seja, pinheiro, bambu e ameixeira, todos usados nas cerimônias tradicionais do Japão.
O público que visita o jardim diz que não tem o bambu, mas com a combinação 松梅 (se pode ler shobai), dá uma conotação igualmente auspiciosa. Além disso, tem quase a mesma sonoridade dos negócios (shobai). Assim, a árvore vem atraindo olhares de pessoas que querem ter sorte nessa área.
Segundo informações da gestão do parque, essa árvore duas em uma já é conhecida dos funcionários desde cerca de 6 anos atrás. Mas, nos últimos anos vem atraindo visitantes, pois o pinheiro vem se desenvolvendo. Fica a cerca de 50 metros da entrada do Jardim Suikei.
‘Shobai’ se tornou auspicioso (Kyoto Shimbun)
Fonte: Kyoto Shimbum