Na quarta-feira (14) foram confirmados 216 testados positivo na província de Aichi, na faixa dos 10 aos 90 anos. Desde 28 de janeiro não se tinha um número tão elevado como esse. O total cumulativo aumentou para 29.31 pessoas infectadas.
Uma grande parcela é da cidade de Nagoia, com 85 novos casos. Nas demais foram 28 em Toyota, 10 em Okazaki e em Toyoake, 7 em Ichinomiya, Kasugai e Hekinan, entre outras.
Dos novos casos na cidade de Toyota, 10 de ambos os sexos, na faixa dos 10 aos 50 anos, são de pessoas que estiveram na igreja, em um evento de Páscoa. Assim, esse cluster de infecção expandiu, aumentando para 46 pessoas.
O governo de Aichi já solicitou a inclusão da província nas Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação, com a finalidade de evitar a expansão da infecção até o feriado de Golden Week.
No entanto, Katsunobu Kato, o Secretário-Chefe de Gabinete, disse na quinta-feira (15), que em relação à aplicação dessas medidas para Aichi, Kanagawa e Saitama, ainda está em avaliação.
Ele sabe que em Aichi está acontecendo a expansão da infecção, principalmente na faixa dos 20 e 30 anos, e que houve aumento nos casos de contágio por uma das cepas variantes.
Mas, poderá levar alguns dias para saber da decisão do governo do país, para aplicar as medidas, pelo menos em Nagoia, onde a situação piorou.
Fontes: Tokai TV, News Digest e NHK