Imagem ilustrativa de checking do óleo (Skica911 para Pixabay)
Na quarta-feira (31) a imprensa noticiou que a Agência de Transporte de Chubu anunciou no fim do dia anterior, sobre as fraudes na concessionária Netz Toyota, a unidade Aichi Plaza Toyohashi, na cidade homônima.
Publicidade
Nessa loja passaram pela inspeção veicular obrigatória (shaken) 5.158 veículos, onde foram constatadas negligências, de dezembro de 2018 a janeiro deste ano.
O representante da Nets Toyota Aichi Plaza Toyohashi pediu desculpas publicamente. Informou que às pessoas prejudicadas serão realizadas novas inspecções, sem custo, ou seja, gratuitamente.
Segundo a agência, algumas medições obrigatórias não foram realizadas, como a do erro do velocímetro ou da força de frenagem do freio de mão.
O livro de registro das manutenções continha declarações falsas. Vários inspetores estiveram envolvidos em atividades fraudulentas. Teriam argumentado que “o número de inspeções era grande e negligenciamos os procedimentos prescritos para fazê-lo a tempo”.
Essa concessionária divulgava que realizava shaken em 45 minutos. No entanto, a quantidade de pedidos excedeu a capacidade de inspeção, por isso, teria começado com a omissão de determinados pontos de checking.
As ações negligentes foram detectadas pela auditoria da agência, a qual cancelou a designação da empresa para essa inspeção veicular no dia 30. Além disso, emitiu uma punição administrativa. Também determinou a demissão de sete mecânicos da inspeção.
Fontes: Chunichi e Asahi