O Fundo Monetário Internacional – FMI revisou para cima sua perspectiva de economia global para este ano, citando vacinações contra coronavírus e um massivo pacote de auxílio nos EUA.
O FMI disse na terça-feira (6) que a economia mundial deve expandir 6% em 2021, uma melhora de 0,5 ponto em comparação à previsão anterior e uma recuperação acentuada da contração de 3,3% do ano passado.
A fundo atualizou sua previsão de crescimento econômico em 1,3 ponto para 6,4%, citando o efeito do pacote de $2 trilhões. A economia dos EUA também deve se recuperar aos níveis pré-pandemia neste ano, após uma queda recorde em 2020.
A perspectiva para a China também melhorou em 0,3 ponto para 8,4%, visto que o país continua normalizando suas atividades econômicas.
As projeções para o Japão e Alemanha foram elevadas para crescimento positivo de 3,3% e 3,6% respectivamente.
A perspectiva para o Reino Unido foi revisada para cima em 0,8 ponto para 5,3%.
As diferenças na margem de melhoria são atribuídas ao ritmo de programas de vacinação e à propagação de variantes do vírus.
O FMI disse que muitos países terão que esperar até o próximo ano ou depois para verem suas economias retornarem aos níveis pré-pandemia, e alerta que a desigualdade poderia aumentar durante recuperações econômicas.
Fonte: NHK