Um homem foi detido e acusado de contrabandear 35 tentilhões vivos em bobes de cabelo da Guiana para “competições de canto” na cidade de Nova Iorque, de acordo com uma queixa do Escritório dos Advogados dos EUA para o Distrito Leste de NY.
Kevin Andre McKenzie, residente guiano de 36 anos, viajou para o Aeroporto Internacional John F. Kennedy em Nova Iorque na segunda-feira (26), de acordo com a queixa, onde oficiais da Alfândega e Proteção de Fronteira o chamaram para uma inspeção e encontraram os pássaros, disseram autoridades.
Fotos mostram os pequenos tentilhões acomodados dentro de bobes para cabelo enrolados com tela.
As autoridades disseram que eles estavam presos dentro da jaqueta de McKenzie, assim como na parte superior de seus sapatos.
O viajante foi liberado após pagar uma fiança de US$25 mil, disse o Escritório dos Advogados. James Darrow, advogado de McKenzie, se negou a fazer comentários.
A investigação descobriu que esses tipos de pássaros geralmente são colocados para participar de “competições de canto” nos bairros do Brooklyns e Queens de Nova Iorque, de acordo com Kathryn McCabe, agente especial para o Serviço de Vida Selvagem e Pesca dos EUA.
Um tentilhão que vence essas competições se torna valioso e pode ser vendido por mais de US$10 mil. Embora certas espécies estejam disponíveis nos EUA, acredita-se que aquelas da Guiana cantem melhor e portanto são mais valiosas.
Kevin Andre McKenzie, a 36-year-old Guyanese resident, flew to New York on Monday, according to the complaint, where Customs and Border Protection officers pulled him aside for an examination and found the birds, authorities said. https://t.co/7sl01vVklX
— CNN (@CNN) April 28, 2021
Fonte: CNN