Yuuji Kuroiwa, governador da província de Kanagawa, fez um duplo apelo na terça-feira (27). Pediu “não venham para Kanagawa”, se referindo às pessoas de outras províncias, mas também disse para a sua população se abster de sair para passear em outras.
Informou que irá tomar medidas para fechar os estacionamentos de algumas praias e rios da província, de modo a inibir as aglomerações durante o feriado da Golden Week.
Até terça-feira a província tem soma cumulativa de 52.775 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sendo que a vizinha Tóquio, está sob estado de emergência. Tem sido vistas placas de veículos da região metropolitana nos shoppings centers, locais de lazer e nas áreas onde tem restaurantes.
As áreas a terem estacionamentos fechados, até 11 de maio, são:
- ao longo da costa da área de Shonan a partir de quinta-feira (29)
- perto dos rios e parques das cidades de Kamakura, Zushi, Hayama e Aikawa, a partir de quarta-feira (28)
- 8 pontos nos leitos nos rios Sagami e Nakatsugawa
Serão instaladas 400 placas ao longo da costa pedindo que as pessoas de fora da província fiquem longe das praias, exceto os residentes locais.
“A Golden Week é um feriado de paciência. Pessoas de fora da província não devem vir para Kanagawa. Residentes daqui não devem sair para outra”, disse Kuroiwa.
Mencionou que fez um apelo semelhante antes do mesmo feriado prolongado no ano passado. “Estou desapontado porque não pensei que passaria a mesma mensagem um ano depois”. Por isso, pediu tolerância à população.
Fontes: NHK e News Digest