A Nissan Motor reduzirá produção em várias fábricas no Japão no próximo mês, disseram à agência Reuters na quinta-feira (15) três fontes com conhecimento direto do plano, no mais recente golpe a uma montadora em decorrência de uma escassez global de semicondutores.
A terceira maior montadora do Japão paralisará sua fábrica em Kyushu por 8 dias entre 10 e 19 de maio, disseram as fontes, se negando a serem identificadas porque o plano não é público.
A planta, que monta o Serena, o X-Trail e outros modelos, visará compensar a produção perdida assim que o fornecimento de chips retornar, disseram as fontes.
Duas outras plantas de montagem domésticas, a de Oppama e uma da Nissan Shatai em Kyuhsu, cancelarão o turno da noite por 15 dias entre 10 a 28 de maio, e uma quarta fábrica em Tochigi suspenderá operações por 10 dias não planejados anteriormente no próximo mês, disseram as fontes.
“Devido à escassez, a Nissan está ajustando a produção e tomando ações necessárias para garantir recuperação”, disse um porta-voz da Nissan, sem dar detalhes.
A escassez de chips
A falta de chips que resultou de tempestades de neve, assim como de um incêndio na fábrica da Renesas, custou à indústria global de automóveis dezenas de milhares de veículos em produção perdida, com o impacto mais pesado na América do Norte.
A escassez também é resultado de demanda aumentada da indústria de eletrônicos, visto que as pessoas trabalharam em home office e jogaram mais videogames durante a crise de saúde.
Sanções contra companhias de tecnologia chinesas também afetaram a produção global.
Fonte: Finance Yahoo