O governador da província de Osaka, Hirofumi Yoshimura, realizou uma coletiva de imprensa, pouco antes das 14h de terça-feira (13), para explicar que o total de pessoas com resultado positivo para o novo coronavírus passará de mil nesse dia. Assim, a soma cumulativa deverá ultrapassar 61 mil pessoas infectadas.
Esse é o pior resultado desta epidemia, pois o máximo até então foi de 918 testadas positivo, no sábado (10).
Com esses números mostrando explosão da infecção na província, criou-se mais tensão em relação ao número de leitos disponívei para tratamento dos pacientes em estado grave.
Desde 5 deste mês, a cidade de Osaka está sob as Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação, um passo antes da declaração de situação de emergência.
Os restaurantes e bares estão operando com horário de expediente reduzido até as 20h na capital da província. No entanto, os números diários de novos casos não reduziram.
Assim, o governador informou que acompanhará atentamente a situação até 19, prazo de duas semanas após as medidas. Se não houver melhoria, solicitará ao governo do país declarar estado de emergência na província.
Até segunda-feira (12), 218 pacientes em estado grave necessitam de UTI na província. A taxa de ocupação dos leitos excede 90%. O governo da província está envidando esforços para desviar leitos destinados aos pacientes moderados para os gravemente enfermos. Além disso, solicitou urgentemente que alguns hospitais se limitem aos cuidados médicos para os pacientes com Covid-19.
Para a população, Yoshimura reiterou o pedido de abstenção de sair de casa sem necessidade.
Fontes: Nikkei, News Digest e NHK