De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, no sábado (17), se a infecção continuar se expandindo, o sistema de atendimento médico em Osaka vai entrar em colapso na próxima semana.
Nos últimos 6 dias até domingo (18), Osaka teve números mais elevados do que antes da segunda declaração de estado de emergência. O subcomitê do governo solicitou essa declaração pela sensação de crise na província.
No domingo (18) a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, informou que ainda esta semana fará a solicitação de declaração de estado de emergência ao país.
A capital do país está vendo diariamente a expansão da infecção, chegando a 759 pessoas testadas positivo no sábado e 543 no domingo.
Ela fez um apelo aos jovens para não pensarem que o contágio é coisa dos outros, mas que eles criam esse fluxo de pessoas nas ruas.
Tanto Osaka como Tóquio estão sob as Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação, há duas semanas, mas o que se constata é que não está surtindo efeito na sociedade. Por isso, uma medida mais severa parece ser necessária para evitar aglomerações e conter a propagação.
Durante esta semana, o governo do país deverá se pronunciar em relação à declaração ou ou não do estado de emergência.
Fontes: FNN, NNN, NHK e ANN