O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga chegou aos EUA para uma cúpula com o presidente Joe Biden. O avião transportando Suga tocou o solo em uma base da força aérea nos arredores de Washington na noite de quinta-feira, 15 de abril, hora local.
Suga e Biden vão se encontrar na Casa Branca nesta sexta-feira (16), na primeira reunião do presidente face a face com um líder estrangeiro desde que assumiu o poder em janeiro.
O primeiro-ministro japonês espera usar a reunião para aprofundar confiança pessoal e destacar a força da aliança Japão-EUA.
Os líderes provavelmente confirmarão que irão reforçar a aliança e encorajar cooperação bilateral em áreas como segurança nacional, mudança climática, pandemia de coronavírus e tecnologia digital.
Espera-se que eles reafirmem suas cooperações em realizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta, visto que a China aumenta sua atividade marítima. Eles também devem confirmar a importância da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan.
Funcionários do governo japonês também estão organizando conversas por telefone com Suga e o presidente da Pfizer e o chefe executivo Albert Bourla durante a estada do primeiro-ministro nos EUA.
Eles esperam que a conversa leve a um fornecimento uniforme da vacina contra coronavírus da companhia ao Japão.
Fonte: NHK