A instabilidade do Japão em conter a pandemia de coronavírus significa que os planos de realizar as Olimpíadas de Tóquio deveriam ser reconsiderados, escreveram especialistas da saúde em um comentário.
Os Jogos, já adiados em 1 ano, devem começar em menos de 100 dias, mesmo com o Japão expandindo medidas de quase emergência para impedir uma quarta onda de infecções.
O Japão exibiu “pobre desempenho” em conter a transmissão do vírus, junto com capacidade de testes limitada e início lento de vacinações, de acordo com comentário publicado no Jornal Médico Britânico na quarta-feira (14).
“Planos para realizar as Olimpíadas e Paralimpíadas neste verão devem ser reconsiderados como questão de urgência”, escreveu o autor líder Kazuki Shimizu da Escola de Londres de Economia.
“Realizar a Tokyo 2020 para propósitos políticos e econômicos nacionais – ignorando imperativos científicos e morais – é contraditório ao comprometimento do Japão à segurança humana e de saúde global.
O comentário se acrescenta a uma batida incessante de dúvidas entre profissionais na área médica de que as Olimpíadas podem ser realizadas de forma segura neste verão.
Uma pesquisa com mais de mil médicos japoneses no mês passado mostrou que 75% acreditam que seria melhor adiar os Jogos, de acordo com a companhia de referência na área da saúde Ishinotomo.
O Japão começou seu programa de vacinação em fevereiro, depois da maioria das grandes economias mundiais. Somente 0,9% das pessoas no Japão receberam a primeira dose até agora, comparado com 2,5% na Coreia do Sul e 48% no Reino Unido.
Fonte: Nippon