Na quinta-feira (20) a província de Aichi teve 633 resultados positivo para o novo coronavírus, sendo que em Nagoia foram 255. Assim, o cumulativo da província aumentou para 42.925 pessoas infectadas.
O governador Hideaki Omura disse que há necessidade de reduzir o fluxo das pessoas para frear a disseminação da infecção. Embora a província esteja sob estado de emergência, até 31 deste mês, com pedidos de restrição ao povo e às empresas, o número diário mostra que ao invés da queda vem em aumento.
Assim, decidiu solicitar às grandes instalações como shopping centers, pachinko e outras, não dar expediente no sábado e domingo.
Nessa lista entram também lojas de departamento, shopping mall, academias de ginástica, game center, águas termais ou spa e todas as demais cujo tamanho seja igual ou superior a mil metros quadrados.
As com tamanho inferior poderão oferecer expediente reduzido, até 20h.
Por outro lado, cinemas, teatros, galerias de arte, parques e zoológicos, parques temáticos, por exemplo, não serão obrigados a fechar aos sábados e domingos, pois as medidas de prevenção de infecções podem evitar a aglomeração.
“Não é exagero dizer que o número de novos infectados aumentou rapidamente desde o final do feriado da Golden Week, o que nos coloca em situação crítica. Decidimos que precisamos tomar medidas mais pesadas para reduzir o fluxo de pessoas nos fins de semana”, explicou Omura.
Fontes: Chunichi, Nagoya TV, CBC TV e Tokai TV