Brinquedos impedidos de serem usados, no Urayasu Sogo Park, cidade de Okayama (Sanyo Shimbun)
As 3 províncias – Hiroshima, Okayama e Hokkaido – foram adicionadas como alvo do estado de emergência devido ao aumento da infecção pelo novo coronavírus, a partir de domingo (16), até 31 deste mês.
Publicidade
O governo do país tem como objetivo reduzir o número diário de pessoas com resultado positivo, em cooperação com as autoridades locais e a população.
Aos estabelecimentos como bares e karaokês que costumeiramente têm bebidas alcoólicas no menu, foi solicitado o fechamento temporário. No caso de restaurantes, casas de petisco e lanches, o pedido foi de redução do horário de expediente, até as 20h.
Em geral, às grandes instalações como shopping centers, foi solicitada a redução do horário de expediente até 20h. Em Hiroshima o pedido foi de fechamento no final de semana, exceto para os supermercados e farmácias, os quais vendem artigos de primeira necessidade.
Os brinquedos dos parques públicos da cidade de Okayama foram fechados temporariamente nesse período.
A província de Hiroshima tem a intenção de reduzir em até 80% o percentual de contato entre as pessoas. Por isso, o governo local pediu para a população se abster de sair – reduzindo em até 50% as saídas – e às empresas o incentivo do home office.
No domingo Hokkaido teve 491 testados positivo, com soma de 30.328 nesta epidemia. Em Hiroshima foram 209, com soma de 8.386 pessoas infectadas. Okayama registrou 171 novos casos, somando 6.135.
Fontes: Sanyo News, RCC e Hokkaido Shimbun