Empresas japonesas com negócios na Índia estão trazendo seus trabalhadores de volta ao Japão à luz da desenfreada pandemia de coronavírus no país.
O governo da Índia registrou 326.098 novos casos do vírus e 3.890 mortes no sábado (15).
A capital, Nova Déli, e outras grandes cidades têm registrado estabilidade nos números de casos ou diminuição, mas o vírus ainda está se espalhando nas áreas rurais do país. As ocorrências diárias de coronavírus continuaram acima de 300 mil a nível nacional por mais de 3 semanas.
Muitas das empresas japonesas que operam na Índia haviam respondido ao fazer com que seus funcionários trabalhassem no estilo home office.
Mas sem fim à vista em relação à propagação das infecções, assim como sistemas de saúde sendo sobrecarregados no país, as companhias estão agindo para trazer de volta trabalhadores e suas famílias de volta ao Japão.
O escritório de Nova Déli da Organização de Comércio Externo do Japão diz que 1.455 empresas japonesas estavam ativas na Índia desde o ano passado.
Ela cita que cerca de 80% das empresas disseram que enviaram seus funcionários e suas famílias de volta para casa, ou estão planejando fazer isso.
A Embaixada Japonesa lançará um local de teste PCR provisório para cidadãos japoneses nos subúrbios de Nova Déli na segunda-feira (17).
Autoridades dizem que cidadãos japoneses que testarem negativo poderão obter os certificados necessários para entrar no Japão.
Fonte: NHK