Gifu: pior número da epidemia e pedido de estado de emergência

O gráfico mostra a expansão da infecção na província mesmo estando sob as medidas prioritárias.

Imagem ilustrativa (PM)

Na sexta-feira (14) a província de Gifu teve o pior resultado desta epidemia, com 155 testados positivo para o novo coronavírus, somando 7.180 pessoas infectadas no total cumulativo.

Publicidade

A taxa de ocupação dos leitos chegou a 62%. Assim, o governador Hajime Furuta informou que solicitará a inclusão de Gifu no estado de emergência no sábado (15), pois mesmo sob as Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação, o número de testados positivo ultrapassou 100 por 4 dias consecutivos.

Fontes: CBC TV, Nagoya TV e News Digest

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estado de emergência ampliado e aceleração da vacinação

Publicado em 15 de maio de 2021, em Sociedade

Hiroshima, Hokkaido e Okayama são alvo do estado de emergência, enquanto Gunma, Kumamoto e Ishikawa ficam sob medidas prioritárias.

Primeiro-Ministro (NHK)

Na sexta-feira (14) o Primeiro-Ministro do Japão, Yoshihide Suga, fez um pronunciamento especial para informar sobre a ampliação da declaração do estado de emergência, incluindo as províncias de Hiroshima, Hokkaido e Okayama, de 16 a 31 deste mês. Assim, são 9 no total, alinhando com Tóquio, Osaka, Hyogo, Quioto, Aichi e Fukuoka.

Publicidade

Em relação à aplicação das Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação, foram incluídas as províncias de Gunma, Kumamoto e Ishikawa, somando 10. O período é entre domingo (16) a 13 do próximo mês, no total de 29 dias. 

“O governo não mudou sua crença de que é um momento importante para interromper a infecção à medida que as cepas mutantes se espalham e tomou decisões com respeito às opiniões dos especialistas”, explicou o Primeiro-Ministro.

Infográfico das províncias em estado de emergência e sob medidas prioritárias (NHK)

Além do forte pedido à população para evitar sair sem necessidade, abster-se de se aglomerar para churrascos e beber nas ruas e parques, os estabelecimentos como bares, restaurantes, karaokês, centros comerciais com mais de mil metros quadrados, entre outros, terão expediente reduzido. Nas províncias sob estado de emergência os bares e restaurantes não podem servir bebidas alcoólicas. No descumprimento poderão ser multados.

Nas províncias sob as medidas prioritárias o governo local estabelece quais são as cidades alvo.

Aceleração da vacinação

Suga disse em seu pronunciamento que a vacinação, chave para o controle da infecção, está prevista para ser concluída até o final de julho em 1.490 municípios, distritos e vilas, que respondem por 85% do total nacional.

O movimento para estabelecer um centro de inoculação em grande escala está se expandindo com a cooperação das províncias e hospitais universitários. Além disso, até o final de junho, será iniciada a inoculação para o público em geral nas cidades com  perspectiva de concluir a vacinação para idosos.

Com a cooperação das equipes médicas das instituições privadas, a política é promover a vacinação em massa nas empresas. “Vamos acelerar a vacinação para recuperar o cotidiano seguro o mais rápido possível”, declarou Suga.

Fontes: ANN, NHK, Tokyo Shimbun e Impress Watch

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!