Na terça-feira (25), o Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, Norihisa Tamura, anunciou que considera reduzir a idade alvo para a inoculação da população.
Atualmente, com a vacina norte-americana Pfizer, o alvo era a partir dos 16 anos. Mas, considera inocular os adolescentes com idade a partir dos 12 anos.
O motivo é que recebeu relatório da indústria farmacêutica informando que foi considerada eficaz também na faixa dos 12 aos 15 anos, resultado de um novo ensaio clínico realizado nos EUA.
Além disso, a Pfizer informou ao ministério que não há problema em estender o período de armazenamento refrigerado dos atuais 5 dias para 1 mês, após o descongelamento.
Quanto maior o período de armazenamento refrigerado, mais fácil será o transporte, e espera-se que menos doses da vacina sejam descartadas no momento da inoculação.
As explicações sobre a idade e o armazenamento serão explicados no conselho técnico antes do final da semana para a decisão final.
Em relação à vacina da Moderna, é a partir dos 18 anos. Mas, o resultado do ensaio clínico nos EUA mostrou ser eficiente para os jovens na faixa dos 12 aos 17 anos.
Fontes: JNN, Mainichi e Asahi