O prefeito da cidade de Hamamatsu (Shizuoka), Yasutomo Suzuki, anunciou que após o feriado da Golden Week o número de pessoas infectadas foi elevado, de 553 até quarta-feira (26).
Por isso, declarou o próprio estado de vigilância, pedindo aos cidadãos “mais cautela do que até agora, principalmente para não contagiar a família”.
Essa declaração não solicita a redução do expediente comercial mas tem o pedido aos cidadãos de abstenção para se deslocar desnecessariamente ou sem urgência para as 10 províncias sob estado de emergência ou 8 sob medidas prioritárias.
O que chama a atenção é a proporção de novos casos de infecção entre adolescentes e jovens na faixa de até 20 anos, bem como entre os estrangeiros da cidade, após o feriado.
A proporção dos jovens testados positivo entre 7 e 26 deste mês é de 40%, o dobro em relação a dezembro do ano passado. Em relação aos estrangeiros, até o final de abril ficava na casa dos 10% mas aumentou repentinamente para 25% nesse período pós-feriado.
Como medidas preventivas em relação aos estrangeiros, a prefeitura irá providenciar materiais informativos em diversos idiomas, além de pedir cooperação para as empresas que os empregam.
Fontes: Shizuoka Shimbun e TV Shizuoka