O chefe da indústria de construção naval do Japão disse que seus membros enfrentam uma crise, visto que os negócios continuam diminuindo devido à pandemia.
O presidente da Associação de Construção Naval do Japão, Tamotsu Saito, fez o comentário durante uma coletiva de imprensa online na segunda-feira (24).
Ele disse que “construtoras navais chinesas e sul-coreanas” garantiram pedidos auxiliadas pelo forte suporte do governo. Contudo, companhias japonesas estão enfrentando dificuldades, e seus pedidos estão diminuindo rapidamente”.
O grupo disse que pedidos pendentes para construtoras navais no Japão no fim do mês passado foram somente a metade se comparado há 5 anos.
Saito enfatizou a necessidade das empresas desenvolveram embarcações equipadas com tecnologias avançadas para melhorar suas competitividades no mercado global.
No início deste mês, a Dieta do Japão aprovou um projeto para alterar leis e aumentar suporte para construtoras navais e companhias de transporte.
Saito disse que a associação quer que o auxílio do governo vá para o desenvolvimento de embarcações com navegação autônoma e aquelas que são mais ecologicamente corretas. Ele acrescentou que a digitalização em estaleiros é um outro trabalho que precisa ser analisado.
Fonte: NHK