O Gabinete do Japão decidiu na sexta-feira (14) separar ¥512 bilhões ($4,7 bilhões) dos fundos de reserva do ano fiscal de 2021 para comprar mais vacinas contra Covid-19, visto que as infecções continuam aumentando no país.
O gasto será dirigido para garantir 250 milhões de doses no total da Pfizer, Moderna e Novavax, em meio à intensa competição global por vacinas.
O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse na semana passada que o governo estava em negociações com a Moderna e Novavax para 200 milhões de doses da vacina a ser administrada no ano que vem.
Do total, a Pfizer deve fornecer 50 milhões de doses de julho a setembro.
Dependendo de importações para seus fornecimentos de vacinas contra Covid-19, o Japão começou a inocular idosos de 65 anos ou mais, um grupo que conta por cerca de 30% da população de 126 milhões, em meado de abril, após iniciar sua campanha com profissionais da saúde em fevereiro.
Após o sinal verde da reguladora para uso da vacina da Pfizer em fevereiro, o Ministério da Saúde está planejando iniciar procedimentos formais para aprovar os imunizantes desenvolvidos pela Moderna e AstraZeneca tornando-os o segundo e terceiro disponíveis no Japão.
Fonte: Mainichi