O governo japonês visa aumentar sua aplicação de vacinas contra coronavírus para 1 milhão de doses administradas por dia, cerca de triplo do ritmo atual, disse o Primeiro-Ministro Yoshihide Suga na sexta-feira (7).
Nesse ritmo, levaria cerca de 7 meses para todas as pessoas no país com mais de 16 anos receberem duas doses.
Falando em uma coletiva de imprensa após anunciar a decisão de estender o estado de emergência que cobre Tóquio e outras províncias, Suga disse que ele tem a esperança de que alguns municípios comecem a vacinar as pessoas com condições subjacentes, como diabetes, no próximo mês.
Um pouco mais de 3 milhões de pessoas no Japão receberam pelo menos uma dose, cerca de 2% da população, de acordo com dados do governo. Atualmente, apenas profissionais da saúde e pessoas com idade igual ou superior a 65 anos são elegíveis para serem vacinados.
Suga disse que o Japão está negociando com a Moderna e a Novavax para 200 milhões de doses de vacina serem administradas no próximo ano.
O governo já tem um acordo com a Moderna para receber 50 milhões de doses até o fim de setembro. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar poderia aprovar a vacina neste mês, tornando o imunizante da Moderna o segundo disponível no país após o da Pfizer.
Fonte: News and Culture