O maior iceberg do mundo se desprendeu na Antártida nos últimos poucos dias, uma gigante peça de gelo flutuante que é cerca de 80 vezes o tamanho de Manhattan.
O iceberg se desprendeu do lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne no Mar de Weddell, disse a Agência Espacial Europeia (ESA) na quarta-feira (19).
Medindo cerca de 170Km de comprimento e 25Km de largura, o iceberg tem o formato de uma enorme tábua de passar roupa. Isso o torna ligeiramente maior do que a ilha espanhola de Majorca, disse a ESA.
O iceberg calving (criação de icebergs) faz parte do ciclo natural, com grandes pedaços de gelo se desprendendo de plataformas em intervalos regulares.
Cientistas não estão atribuindo esse desprendimento à mudança climática e, ao invés disso, acreditam que faz parte do ciclo natural de criação de icebergs na região.
Uma vez que derrete, o novo iceberg não levará a um aumento no nível do mar, visto que ele era parte de uma plataforma de gelo flutuante – como um cubo de gelo derretendo, que não aumenta o nível da bebida no seu copo.
Isso torna os icebergs diferentes de geleiras ou camadas de gelo, que são encontrados em terra, e os quais sim aumentam os níveis do mar globais quando eles se quebram, caem no oceano e derretem.
New giant #iceberg breaking away from the Ronne Ice Shelf 13-05-2021 roughly 160 km x 25 km satellite image from @polarview @CopernicusEU #Sentinel1 pic.twitter.com/LmacupcuUW
— Keith Makinson (@KeithMakinson1) May 13, 2021
A ESA disse que o iceberg foi visto pela primeira vez por Keith Makinson, uma oceanógrafa da British Antarctic Survey na semana passada e confirmado pelo Centro Nacional de Gelo dos EUA usando imagens do Copernicus Sentinel-1 da ESA.
Fonte: CNN