Segundo informação da prefeitura de Quioto (província homônima), de quarta-feira (12), um homem na faixa dos 20 anos, testado positivo, morreu enquanto o centro de saúde procurava um hospital para interná-lo.
Ele apresentou sintomas no dia 29 do mês passado e em 2 o resultado foi positivo para o novo coronavírus. No dia seguinte o centro de saúde telefonou para saber como estava e respondeu “não estou me sentindo bem”. Por isso, iniciou-se a busca por um hospital para interná-lo. Nesse meio tempo o centro fazia contatos com ele e no dia 4 teria respondido “parece que o mal-estar passou”.
No dia seguinte, 5, o centro ligou novamente e ele não atendeu. Tarde dessa noite um amigo pediu socorro. Quando os policiais e paramédicos chegaram no apartamento onde morava sozinho, foi encontrado morto. Esse paciente não tinha condições médicas subjacentes. Foi o primeiro caso de morte de uma pessoa jovem, com Covid-19, na cidade.
Dois óbitos de adultos jovens em Kobe
A prefeitura de Kobe (Hyogo), informou no mesmo dia, quarta-feira, sobre a morte de dois pacientes jovens, sendo uma mulher na faixa dos 20 e um homem na casa dos 30. Ele morreu em 28 do mês passado e ela em 2 deste mês
Os dois tinham condições médicas subjacentes, como diabetes, sendo que o homem testou positivo no dia 19 do mês passado e apresentou sintomas de febre alta e tosse, ao ponto de não conseguir falar.
Seus pais ligaram seguidamente para o centro de saúde e hospitais implorando para que fosse internado, mas isso só ocorreu 3 dias depois, já com pneumonia. A cada telefonema a resposta era de que não havia leito disponível.
Fontes: KTV e NHK