Uma mulher de 23 anos que recebeu por engano 6 doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech foi liberada do hospital onde ela estava sendo monitorada para qualquer reação adversa.
A mulher recebeu a vacina no Hospital Noa na Toscana, central da Itália, no domingo (9), disse a porta-voz Daniella Gianelli ao CNN na segunda-feira (10).
A paciente, que se encontra em “bom estado de saúde” sem condições subjacentes, foi mantida no hospital sob observação rigorosa por 24 horas e liberada na segunda-feira, disse Gianelli.
Uma profissional da saúde acidentalmente encheu uma seringa com o conteúdo todo de um frasco, contendo um total de 6 doses, e só percebeu seu erro após a vacina ter sido administrada.
“Ela viu cinco seringas vazias e percebeu seu erro”, disse Gianelli.
Médicos vão continuar a monitorar a resposta imune da paciente à “massiva dose de vacina”, disse a porta-voz.
A paciente foi intitulada a receber a vacina antes de outras pessoas em seu grupo etário porque ela é estagiária no departamento de psicologia do hospital, acrescentou Gianelli.
Uma investigação interna foi aberta, disse Gianelli, acrescentando que “talvez foi somente um erro humano, definitivamente não de propósito”.
Após meses registrando algumas das maiores taxas de infecção por coronavírus na Europa, a Itália está tendo uma redução nos números da Covid-19.
Fonte: CNN