A Nissan Motor fará uma parceria com uma fabricante de baterias chinesa, investindo mais de ¥200 bilhões de ienes (US$1,8 bilhão) para construir novas fábricas de baterias de veículos elétricos no Japão e Reino Unido, de acordo com reportagem do Nikkei.
A montadora japonesa começará a produzir baterias nas duas fábricas, uma no Japão e outra no Reino Unido, em 2024, visando uma capacidade total suficiente para abastecer 700 mil veículos elétricos (EVs) por ano.
Enquanto a indústria de automóveis está acelerando sua mudança para EVs, há crescente competição para investir em componentes principais.
O Grupo Envision AESC vai operar as fábricas de baterias. A Envision, a qual a Nissan detém uma participação de 20%, atualmente produz baterias suficientes para abastecer 200 mil EVs. Todas as baterias produzidas nas plantas serão fornecidas à aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Atualmente, a Nissan vende 180 mil carros elétricos ao ano. A companhia visa aumentar esse número para mais de 1 milhão de carros até o fim de 2023.
Fonte: Asia Nikkei