O Vietnã detectou uma variante de Covid-19 que parece ser uma combinação daquelas detectadas no Reino Unido e Índia, e pode se espalhar rapidamente pelo ar, dizem autoridades da saúde.
O Ministro da Saúde vietnamita, Ngyuen Long, descreveu a mais recente mutação no sábado (29) como “muito perigosa”.
Vírus sofrem mutação durante todo o tempo e a maioria das variantes são irrelevantes, mas algumas podem tornar o vírus mais perigoso.
Desde janeiro de 2020 quando a Covid-19 foi identificada pela primeira vez, milhares de mutações foram detectadas.
Nguyen disse que a nova variante híbrida era mais transmissível do que versões anteriormente conhecidas, principalmente no ar. Ele disse que ela foi descoberta após realizar testes em novos pacientes, divulgou o jornal online VnExpress.
Ele acrescentou que o código genético do vírus seria disponibilizado em breve.
A variante de Covid-19 identificada pela primeira vez na Índia em outubro passado, chamada de B.1.617.2, é mais transmissível do que a britânica, também conhecida como B.1.1.7, de acordo com especialistas.
Pesquisa sugere que vacinas, como as da Pfizer e AstraZeneca, são altamente eficazes contra a variante indiana após duas doses, mas proteção com somente uma aplicação parece ser reduzida.
Não há evidência de que quaisquer mutações do coronavírus causem doença muita mais grave para a vasta maioria das pessoas.
Assim como a versão original, o risco continua maior para idosos e pessoas com condições de saúde subjacentes.
Mas um vírus sendo mais infecciosos e igualmente perigoso levará em si a mais mortes em uma população não vacinada.
O Vietnã registrou um aumento nos números de Covid-19 nas últimas semanas. O país teve mais de 6,7 mil casos desde o início da pandemia. Desses, mais da metade foi registrada desde abril deste ano.
O país também registrou 47 mortes relacionadas à Covid-19, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.
Fonte: BBC