Número de nascimentos no Japão continua caindo

Preocupações com a saúde e restrições em hospitais devido ao coronavírus levaram muitos pais em potencial a adiar planos para ter filhos.

O Japão está no ritmo para o menor número de nascimentos em 120 anos, mostram projeções (banco de imagens)

O número total de nascimentos no Japão caiu 4,7% até março, para somente 850 mil, de acordo com novos dados publicados na terça-feira (25) pelo Ministério da Saúde, visto que a incerteza sobre o coronavírus acelera o encolhimento demográfico do país.

Publicidade

O Japão registrou 853.214 nascimentos nesse período de 12 meses, visto que as pessoas cancelaram casamentos e planos de ter filhos em meio à pandemia. Essa tendência poderia colocar o número de nascimentos no Japão abaixo da marca de 800 mil ainda neste ano em um acontecimento desanimador no rápido envelhecimento da população da nação.

O número de bebês nascido no Japão em janeiro a março caiu 9,2% no ano para 192.977, de acordo com relatório do Ministério da Saúde.

Regiões que foram atingidas logo pela pandemia registraram um dos maiores declínios, com nascimentos em Tóquio caindo 14,1% e em Osaka e Quioto em mais de 9%.

Os números espalharam preocupações em relação ao persistente impacto da pandemia de coronavírus.

“Nascimentos em declínio em decorrência do coronavírus provavelmente vão abalar o crescimento em potencial do Japão em 0.1 a 0.2 ponto”, disse Koya Miyamae da SMBC Nikko Securities.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Shiga: atendimento em 12 línguas sobre efeitos colaterais da vacina

Publicado em 26 de maio de 2021, em Tome Nota

O governo da província criou uma central de atendimento exclusiva para esclarecer sobre os efeitos da vacina contra Covid-19, em 12 idiomas.

Imagem ilustrativa de dose da vacina contra Covid-19 (Flickr)

Na terça-feira (25), o governo da província de Shiga anunciou que criou uma central de atendimento em 12 idiomas, incluindo o português, para esclarecimento das dúvidas sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19.

Publicidade

De acordo com o governo, é raro no Japão uma província oferecer esse tipo de consulta em diversas línguas para os estrangeiros.

No caso da consulta em língua estrangeira, o enfermeiro ou farmacêutico correspondente será contactado por telefone com o intérprete, sendo disponibilizada interpretação simultânea. Os idiomas foram escolhidos para atender grande parte da população estrangeira residente na província.  

As consultas são limitadas a conteúdos que requeiram conhecimento médico, como reações colaterais. Não serão aceitas perguntas relacionadas ao ticket de vacinação ou esclarecimento dos locais de inoculação, pois isso cabe à cada prefeitura.  

A recepção das consultas sobre as reações colaterais é de 24 horas. Das 9h às 18h o atendimento é pelo telefone 077-528-3588. Nos demais horários, a chamada deve ser feita para o número 077-528-3621

Fontes: Chunichi e Mainichi Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!