Uma união de médicos de hospitais no Japão pediu ao governo que cancele as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio neste verão devido à pandemia de coronavírus.
Membros da união visitaram o Ministério da Saúde na quinta-feira (13) para apresentar um pedido por escrito endereçado ao primeiro-ministro Yoshihide Suga.
Eles dizem que os jogos, sem dúvida, vão aumentar o risco de infecção no Japão, visto que eles atrairiam dezenas de milhares de atletas, técnicos, agentes e jornalistas de todo o mundo mesmo sem espectadores.
Membros também dizem que os jogos poderiam ser um evento superpropagador, visto que variantes globais podem circular em Tóquio, levando a tipos de coronavírus resistentes a vacinas.
A união diz que como profissionais da saúde estão sendo forçados a trabalhar horas extras para combater a pandemia, é totalmente inconsistente e irresponsável por parte do governo seguir com o plano e pedir a trabalhadores de linha de frente que se voluntariem para os jogos.
O representante da união, Naoto Ueyama, disse em uma coletiva de imprensa que ele lamenta pelos atletas olímpicos, mas que alguém deve agora falar sobre cancelamento.
Ele disse que ele tem visto cada vez mais médicos perderem a esperança na promessa do governo de combater o vírus.
Fonte: NHK