Após a decisão do primeiro-ministro do Japão de passar 9 das 10 províncias sob estado de emergência para a disposição de medidas prioritárias, a partir de segunda-feira (21), o governador da província de Aichi informou sobre a nova diretriz no mesmo dia, quinta-feira (17).
Durante o estado de emergência, para frear a infecção pelo novo coronavírus, os estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, pubs, karaokês e outros, não podiam servir bebidas alcoólicas. Mas, a partir de segunda-feira serão liberadas condicionalmente.
O pedido de redução do horário de expediente também muda. Para as cidades com ênfase dessas medidas prioritárias, se restringe até 20h e as bebidas alcoólicas podem ser servidas até 19h.
Para as cidades fora desse alvo é até 21h.
Em relação aos complexos comerciais de grande porte o encurtamento do expediente também muda. Os instalados nas cidades alvo devem encerrar às 20h e nas demais, às 21h. Todos estão liberados para expediente no sábado e domingo.
Para a população em geral o pedido é de evitar sair após as 21h.
Cidades alvo da ênfase
O período da disposição de medidas prioritárias é entre 21 de junho a 11 de julho, ou seja, 3 semanas.
As cidades com ênfase dessas medidas são as que têm índice de infecção superior a 15/100 mil habitantes. Podem ser mudadas caso o quadro da infecção pelo novo coronavírus aumente ou diminua.
São 14 as cidades com ênfase: Nagoia, Okazaki, Toyohashi, Handa, Takaoka, Kasugai, Komaki, Inuyama, Kiyosu, Tsushima, Kariya, Oguchi, Toyoyama e Oharu.
Olimpíadas e Paralimpíadas
O governador Hideaki Omura fez um apelo à população de Aichi, especialmente durante a realização do evento esportivo Tokyo 2020, o qual começa em julho. Pediu que todos que queiram torcer assistam às transmissões dos jogos pela tevê, em casa, com seus familiares ou amigos, em pequeno número de pessoas.
Aos prefeitos das cidades pediu que se abstenham de realizar exibições públicas para evitar aglomerações.
Fontes: CBC TV, Nagoya TV e Tokai TV